#97

“Morreu ontem. Portanto o seu retrato está completo.” A frase anterior pertence ao poema “retrato” de Mario Quintana; é nele que encontramos a idéia de que o retrato da vida de alguém é o resultado final de sua existência, a imagem concluída. Deve ser difícil resumir a vida de alguém em uma só imagem, mas parece que o escritor de 1 Reis possuía esta incrível capacidade. No capítulo 16:29-30 ele descreve que Acabe se tornou rei em Israel e fez o que era mau perante Yahweh mais do que todos os reis que reinaram antes dele.

O que Acabe fez de tão ruim assim? O que há em seus atos que superaram as histórias regadas a idolatria e assassinato dos seis reis anteriores a ele em Israel? Por um lado ele não parece ser o principal vilão da história, é caracterizado como um personagem fraco, manipulado por tudo e por todos, principalmente pela esposa. Apesar de ser débil nas questões morais, ele figura como um grande político e um grande construtor. Até hoje suas construções são vistas como extraordinárias, exemplo disto é o reservatório de água em Megido, um túnel de 36 metros escavado em rocha que se encontra com outro túnel de 60 metros de comprimento que leva até uma fonte fora da cidade e um pátio com instalações para mais de 450 cavalos. A Bíblia também menciona o palácio de marfim que ele construiu e do templo para Baal (1 Reis 16:32 e 22:39).

Apesar de Acabe ter, no passado, lutado ao lado de DEUS (1 Reis 20:13), as Escrituras focam no motivo de sua ruína (16:31 a 21:25). Acabe achou mais fácil andar no caminho de idolatria de Jeroboão. Tomou como esposa a filha do rei de Sidon (sacerdote de Baal); serviu a Baal; fez o que era mal perante os olhos de DEUS, incitado por Jezabel sua esposa.

Acabe fez suas escolhas: decidiu quem o influenciaria. DEUS enviou vários profetas (Elias, Micaías e ainda outro, cujo nome a Bíblia não menciona), entretanto, o rei de Israel decidiu ignorar as mensagens de DEUS e, por fim, depois de Elias anunciar a seca no país, viu-se que tudo aquilo que Acabe construiu durante sua vida foi de certa forma inútil. Para que serve um reservatório de água se as fontes se secaram? Qual a finalidade de um pátio para alimentar cavalos se não há mais alimento? (1 Reis 18:05) E o que dizer a respeito de um templo para o deus da chuva e fertilidade numa terra em que não chove?

Do alto da plataforma de Megido se avista o monte Carmelo e é este o retrato que fica de Acabe: alguém que teve manifestações grandiosas de DEUS, mas escolheu não estar do lado deste.

Aqueldan Feldberg