Encenação e Maldição

Terceira Margem do Rio escolheu publicar esse livro porque apesar do profeta ser comumente conhecido com o mensageiro da palavra falada, a comunicação profética, como toda comunicação, também envolvia elementos não verbais. Na Bíblia Hebraica, o corpo e o comportamento do profeta se tornavam uma espécie de texto legível para os espectadores. Por isso, prover uma introdução ao estudo das Ações Simbólicas dos Profetas é importante para desenvolver uma leitura mais aprofundada e relevante de boa parte texto bíblico.

Release

Em estudos sobre o profetismo da Bíblia Hebraica, constata-se a referência à presença de relatos de ações simbólicas. Ainda que fragmentários, os estudos que mencionam tais ações englobam diversas visões: eram como um teatro de rua profético, ações com poderes mágicos, ou encenações com efeito retórico e didático. Neste trabalho apresenta-se, em língua portuguesa, uma introdução às ações simbólicas dos profetas da Bíblia Hebraica, abordando os principais pontos de vista vigentes no cenário acadêmico. Também se expõe as principais características das ações simbólicas e a importância do panorama das maldições da aliança do Pentateuco, para uma melhor compreensão do tema. Possivelmente as ações simbólicas, causando horror tão grande quanto o da linguagem das maldições da aliança (andar despido [Is 20], comer pão com esterco [Ez 4], casar-se com uma prostituta [ Os 1 e 3]), eram meios comunicativos eficazes para fazer com que o povo acordasse e voltasse ao DEUS da aliança.

Lucas Iglesias atua como professor de ensino superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo e é doutorando em Letras (Estudos Judaicos) na Universidade de São Paulo. Saiba Mais

Venda disponível  >> Clique aqui.